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Saiba como identificar um site ruim

Leonardo Maciel
Leonardo Maciel

Saiba como identificar um site ruim

Cada vez mais empresas têm apostado em canais digitais uma vez que o número de vendas pela internet vem aumentando de forma significativa. No entanto, um site ruim e estratégias inadequadas para as redes sociais podem interferir negativamente nos resultados que poderiam ser obtidos. 

A construção de uma página bem desenvolvida é essencial e envolve uma série de  questões e parâmetros específicos.

Dessa forma, pensar se o visual, os recursos disponíveis e o desempenho da página são adequados são pontos essenciais para que um negócio ganhe visibilidade no meio digital e atraia os clientes certos.

Portanto, a seguir falaremos um pouco de como se caracteriza um site ruim e quais são as principais dicas para resolver este problema.

Como saber se um site é ruim?

Página demora para carregar

Acessar um site que demora muito tempo para carregar é algo que interfere diretamente na experiência do cliente. Embora pareça algo bobo, esse fato pode diminuir a satisfação do cliente, prejudicando assim a sua tomada de decisão. 

Para que se tenha uma ideia, o tempo médio de carregamento de uma página responsiva é de cerca de 3 segundos. Caso este tempo seja ultrapassado, esse é um forte indicativo de que é necessário realizar uma manutenção.

Entre os diversos fatores que podem estar causando essa interferência estão:

  • Excesso de recursos disponíveis
  • Imagens não otimizadas
  • Não uso de AMPs
  • Formato inadequado de carregamento 
  • Tempo de resposta alto do servidor.

Assim, realizar algumas práticas como adiar o carregamento de imagens fora da tela, usar formatos de imagem atualizados e criar AMPs, são passos importantes que podem auxiliar nesse processo de melhoria.

Pouca ou nenhuma informação de contato

Para atrair seu público e se diferenciar de seus concorrentes, é essencial que a sua empresa saiba como se posicionar adequadamente no meio digital.

Todo consumidor busca por informações na internet sobre a marca antes de finalizar a sua compra. Sendo assim, se a sua empresa não disponibiliza todos os dados de contato necessários, podemos dizer então que esse se caracteriza como um site ruim.

Disponibilizar informações de contato é de extrema importância. Além de permitir a comunicação entre o seu negócio e o cliente, elas ainda transmitem segurança para o consumidor.

Inclusive, o Google utiliza esse fator para rankear as páginas em seu site de busca. Sendo assim, realizar a atualização dos dados é essencial para que o seu negócio alcance resultados melhores.

Falta de organização 

Um site ruim também pode ser aquele que apresenta as suas informações de maneira desorganizada. 

Para que o visitante possa ter uma boa experiência, é de extrema importância que os menus e recursos disponíveis estejam organizados, evitando assim que o público fique perdido. 

Dessa forma, um bom site deverá oferecer destaque aos seus menus e títulos, de maneira a facilitar o acesso à página.

Caso contrário, muito provavelmente o visitante irá deixar a página antes mesmo de realizar algum tipo de ação, prejudicando o engajamento e interferindo em seu rankeamento.

Falta de conteúdo

Diversas empresas têm investido em Marketing de Conteúdo a fim de se tornarem autoridade e referência no segmento em que atuam.

A criação de conteúdos escritos, que abordam temas variados relacionados ao mercado em que a sua empresa atua é de extrema importância. Isso porque essa ação contribui diretamente para que aumentar a confiabilidade do público frente aos produtos ou serviços oferecidos;

Sites que possuem grande quantidade de material disponível ganham melhor posicionamento no Google, garantindo assim maior visibilidade e engajamento.

Por esse motivo, associar o site a um blog é uma estratégia eficiente para atrair mais tráfego, contribuindo diretamente para a conversão de leads.

Não é otimizado para celular

Hoje em dia, o número de pessoas que utilizam os celulares para acessar a internet é enorme. Por esse motivo, ter um site ruim, que demora para carregar e não possui formato adequado para smartphones é extremamente prejudicial para o seu negócio.

Para resolver esse problema, é preciso construir a sua página para o que chamamos de diretriz de mobile friendly. Este pode ser definido como um conceito que garante que o seu site seja totalmente responsivo, mesmo quando acessado via celular.

Não é seguro

Uma das maiores questões que fazem com que clientes não realizem uma compra é a insegurança sobre os seus dados. 

Atualmente, é comum vermos notícias sobre roubo de informações pessoais no ambiente digital. 

Além disso, os clientes mais atentos conseguem perceber quando o site é ruim nesse quesito, sendo que em algumas situações o Google também pode penalizar a sua página por isso.

Por esse motivo, é essencial que as empresas tomem atitudes para garantir que seus usuários sejam preservados. Dessa forma, estabelecer políticas de tratamento de dados e investir em recursos de criptografia é de extrema importância.

Design ruim 

A experiência do usuário também está diretamente relacionada ao design de uma página. Isso porque um visual agradável aliado também a outras funcionalidades são fatores essenciais para aumentar o grau de satisfação do visitante.

Por esse motivo, é preciso planejar todo o funcionamento da página de uma empresa, levando em consideração o público que irá acessá-lo. Com isso, podemos definir um bom site como sendo aquele que: 

  • hierarquiza as informações
  • está alinhado a identidade visual da marca
  • possui layouts modernos 
  • permitem que o site funcione de maneira fluida
  • disponibiliza as informações de maneira organizada.

Conte com a ajuda de quem entende sobre o assunto 

Como pudemos ver, um site ruim pode interferir diretamente nos resultados obtidos pela sua empresa. Assim, cuidar de todos os detalhes que interferem diretamente na qualidade da experiência obtida pelo seu cliente em um ambiente digital é algo essencial.

Portanto, se a partir desse artigo você identificou que a sua página apresenta problemas é hora de contar com a experiência de quem entende sobre o assunto.

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